sábado, 4 de maio de 2013

Mouse ampliado

O mouse é um grande vilão, quando pensamos no acesso ao computador por pessoas com dificuldades motoras.

A tarefa de movimentar o mouse, parar no lugar certo e clicar é, muitas vezes, impossível.

O trackball, mouse em que a bolinha fica para cima, é um recurso bem interessante para solucionar esse problema.

Algumas dicas para uma boa escolha:
  • O trackball precisa ser pesado para não deslizar;
  • Os botões para clique e clique duplo precisam estar bem separados da bola.
Gosto muito do BIGtrack - da AbleNet que custa U$79.


Para crianças mais gravemente comprometidas que encostam na esfera ao clicar nos botões, o BIGtrack Trackball Switch Adapted está indicado.

Esse modelo é útil, também, para os usuários de programas com varredura que funcionam com o clique do mouse.



Até a próxima!

Miryam Pelosi

3 comentários:

  1. Olá! Tudo bem? Me chamo Fernanda, sou de Maringá, PR, mestranda em educação. Minha pesquisa é referente o desenvolvimento da linguagem nos deficientes neuromotores. Seu blog está me ajudando muito, e esta dica do mouse foi fantástica, pois estava com dificuldades de encontrar um mouse bem acessível para a moça que acompanho, a qual é meu estudo de caso. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao seu livro. Como posso adquiri-lo? Estou encantada por todo seu trabalho e feliz de encontrar aqui muito conhecimento que me ajudará muito!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, obrigada por sua mensagem.
    O livro que você se refere é Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa? Você pode escrever para a Profa. Leila Nunes da UERJ no email: leilareginanunes@terra.com.br, para a compra do livro.
    Beijos,
    Miryam

    ResponderExcluir